SÃO PAULO (CAPITAL)
sexta-feira, 30 de outubro de 2026
SÃO PAULO (CAPITAL)
Postado emSão Paulo (Capital)

Lançamento de livro discute grafite como expressão cultural em São Paulo

Lançamento de livro discute grafite como expressão cultural em São Paulo
Lançamento de livro discute grafite como expressão cultural em São Paulo
Publicidade

Uma ação pictórica que abrange um convite de compartilhamento e questões sobre espaço público, liberdade de opinião e criação, consciência social e necessidade de arte. Esta é a definição de grafite dada pela professora Sandra Reimão, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, no livro Nos Muros da Cidade – Livros e Leituras em Grafites de São Paulo, que acaba de ser lançado pela Ateliê Editorial.

No livro, Reimão e sete colaboradores abordam, em cinco capítulos, as formas, os significados e as funções sociais, culturais e políticas da prática do grafite na cidade de São Paulo. A obra surgiu como um trabalho coletivo de pesquisas da autora com seus alunos na EACH, com apoio das professoras Jane Aparecida Marques e Manuella Vieira Reale.

O surgimento e a expansão do grafite na capital paulista são comentados por Reimão no primeiro capítulo do livro, “Breve cronologia sobre o grafite na cidade de São Paulo a partir dos anos 1970″. Nele, a professora conta que o artista Alex Vallauri foi de “grande importância” para a difusão do grafite no cenário brasileiro, trazendo mais visibilidade para essa arte durante os anos 1980 e tirando-a da posição de expressão marginal de cultura. Por isso, o dia da morte do artista, ocorrida em 27 de abril de 1987, se tornou o Dia do Grafite, oficializado no calendário de São Paulo. Os decênios de 1990 e 2000 foram a época de expansão e consolidação do grafite, com a desvinculação gradual do estigma sobre a arte, até sua descriminalização no Brasil no governo da presidente Dilma Rousseff, que, em 2011, despenalizou o ato de grafitar “quando autorizado e realizado em prol da manifestação artística”. A partir de 2017, na gestão do prefeito de São Paulo Fernando Haddad, o grafite passou a contar com políticas de incentivo e apoio institucional na cidade.

O segundo capítulo de Nos Muros da Cidade aborda um tema recorrente dos grafites paulistanos: as cenas de leitura. Reimão analisa três murais-grafite espalhados pela cidade que trazem a relação de crianças de diversos aspectos étnicos com livros, como forma de incentivo ao estudo e à cultura. “O autor enfatiza tanto a leitura individual silenciosa quanto a leitura compartilhada e discutida como fontes de alegria”, nota a professora, citando que todos os grafites retratam o envolvimento das crianças com o texto de forma positiva.

Nessa mesma linha de reflexão, o terceiro capítulo, “Sobre o direito à arte e à literatura”, destaca o painel Agora Eu Tenho Um Unicórnio, de Sé Cordeiro, pintado na parede de um conjunto habitacional na Vila Monte Alegre, na zona sul paulistana, com o retrato de uma menina lendo em meio a um mundo fantasioso, que ganha vida conforme a imaginação. “Essa representação do direito de fabular mediada pelo acesso a um livro pode contribuir para estimular nessas pessoas a vontade de ler e de sonhar”, completa Reimão.

O quarto capítulo, “Bart Simpson leitor?: metalinguagem e ressignificação”, aborda uma pintura no muro da Escola Estadual Heckel Tavares, no Jardim Helena, na zona leste da capital, feita a partir de um desenho do aluno vencedor de um concurso. O desenho traz o personagem Bart Simpson, da série de TV estadunidense Os Simpsons, que a autora analisa como um símbolo da cultura pop e arquétipo do menino que não se importa em estudar, retratado lendo um livro e demonstrando interesse. Ao redor dele aparecem balões de pensamento, representando a leitura como forma de aprender a questionar. Segundo Reimão, “é possível observar que o autor da pintura buscou trazer a ideia de que mesmo os alunos mais ‘delinquentes’ da escola podem se envolver e desfrutar do ato da leitura”.

“Livro e catequização: religiosos e indígenas”, quinto e último capítulo do livro, traz reflexões sobre a arte de rua na América Latina. A partir de análises do antropólogo argentino Néstor Canclini, a autora argumenta que o grafite pode ser uma forma de reivindicação do espaço urbano por parte de culturas marginalizadas, bem como uma maneira de criar diálogos interculturais e promover diversidade cultural nas cidades. Ela compara dois murais: um de 1944, na parede da E.E. Professora Marina Cintra, na região central de São Paulo, que retrata duas crianças ameríndias aprendendo a ler com o jesuíta José de Anchieta, e uma releitura dessa obra num mural-grafite de 2021, instalado no bairro do Jaraguá, que inverte a situação ao colocar uma criança indígena no centro e dois padres jesuítas na posição de aprendizes. “Nossa ancestralidade é indígena. Trata-se de estabelecer um diálogo do presente com o passado”, escreve Sandra Reimão.

Nos Muros da Cidade – Livros e Leituras em Grafites de São Paulo, de Sandra Reimão, Ateliê Editorial, 128 páginas, R$ 56,00

Compartilhar: WhatsApp Facebook X LinkedIn
📬
Fique por dentro de São Paulo Receba as principais notícias no seu e-mail, gratuitamente.


    ← Anterior USP Bauru busca voluntários com TEA para estudo sobre saliva Próxima → Curso do Sebrae-SP capacita itapevenses na produção de acessórios para pets