quarta-feira, 28 de outubro de 2026
Postado emSão Paulo, Vida e Saúde

Pesquisadores identificam receptor de melatonina em parasitas da malária

Pesquisadores identificam receptor de melatonina em parasitas da malária
Pesquisadores identificam receptor de melatonina em parasitas da malária
Publicidade

Uma pesquisa realizada ao longo de duas décadas identificou o primeiro receptor de melatonina em parasitas, abrindo novas possibilidades para o desenvolvimento de medicamentos contra o Plasmodium falciparum, causador da malária.

“Atualmente, o grande desafio no combate à malária é a resistência dos parasitas aos medicamentos antimaláricos disponíveis”, afirmou Bárbara Dias, pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP.

A melatonina, hormônio produzido pela glândula pineal, é liberada no início da noite e tem seu pico algumas horas depois, ajudando a promover o sono. Em mamíferos, atua por meio de receptores acoplados a proteínas G (GPCRs), que transmitem sinais hormonais para as células.

Célia Regina da Silva Garcia, professora da FCF, destacou que uma característica marcante dos parasitas da malária é a capacidade de sincronizar seu desenvolvimento dentro dos glóbulos vermelhos, resultando em episódios de febre a cada 48 horas. Essa descoberta levou os pesquisadores a investigar se o parasita possui uma proteína capaz de detectar melatonina.

Em 2008, o grupo identificou quatro possíveis GPCRs no genoma do Plasmodium, o que abriu novas perspectivas sobre como esses parasitas percebem o ambiente do hospedeiro. Recentemente, os cientistas estudaram dois desses candidatos e confirmaram que o MT-PfSR1 responde funcionalmente à melatonina.

Além disso, foi identificado um composto sintético que inibe a atividade do receptor MT-PfSR1, mostrando-se seletivo e capaz de inibir o crescimento do parasita em cultura celular.

A malária, transmitida principalmente pela picada de mosquitos Anopheles infectados, é uma doença grave que pode levar a complicações fatais. Em 2024, a OMS registrou 282 milhões de casos da doença, com 536.700 casos na América.

O estudo, financiado pela Fapesp e pela Capes, foi publicado na revista Current Research in Microbial Sciences.

Compartilhar: WhatsApp Facebook X LinkedIn
📬
Fique por dentro de São Paulo Receba as principais notícias no seu e-mail, gratuitamente.


    ← Anterior Nobel de Medicina 2026 é concedido por avanços em optogenética Próxima → Ibitinga abre inscrições para creches municipais para 2027